Quem trabalha no avião: Pilotos e Comissários

247
Como fazer para ser piloto de avião
Germany, Bavaria, Munich, Flight captains and passengers in business class airplane cabin, smiling

Quem trabalha no avião? Vamos conhecer agora o incrível grupo de profissionais que trabalham dentro do avião, qual o papel que cada um possui, como reconhece-los e sua importância para o cumprimento em segurança de um voo comercial.

Mas afinal, o que são tripulantes? De acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), são as “pessoas devidamente habilitadas que exercem função a bordo de aeronaves”, onde “a tripulação constituir-se-á de titulares de licença de voo e certificados de capacidade física (saúde) e de habilitação técnica, que os credenciem ao exercício das respectivas funções”. Nesse grupo encontramos o grupo de tripulantes técnicos (pilotos) e tripulantes de cabine (comissários).

Quem trabalha no avião: Pilotos e Comissários

Quem trabalha no avião: Pilotos

Chamados de tripulantes técnicos, são aqueles envolvidos diretamente com a operação da aeronave e de seus sistemas, eles devem conhecer todos os procedimentos e regulamentos que envolvam a operação da aeronave, com o objetivo de manter elevado o padrão de segurança, eficiência e economia nas operações de voo. São profissionais que passam por um criterioso processo de treinamento, com simulação de situações de emergência, estudos teóricos e práticos e continua avaliação profissional e legal de suas capacidades. De modo geral são necessários dois pilotos para conduzir uma aeronave comercial moderna, podendo haver mais por questões de regulamentação e descanso. Um obrigatoriamente estará na posição de comandante.

Quem trabalha no avião: Pilotos e Comissários

De acordo com o CBA, toda aeronave terá a bordo um Comandante, que é um membro da tripulação, designado pelo proprietário do avião e será seu preposto durante a viagem. A sua autoridade inerente à função que ocupa começa desde o momento em que se apresenta para o voo até o momento em que entrega a aeronave, concluída a viagem, a exceção no caso de pouso forçado, onde esta persiste até que as autoridades competentes assumam a responsabilidade.

O Comandante é responsável pela operação e segurança da aeronave, sendo os demais membros da tripulação, passageiros e carga subordinados a ele. Portanto a Lei lhe compete poderes para, sem excesso de poder, desembarcar qualquer coisa ou pessoa que comprometa a boa ordem, a disciplina ou ponha em risco a segurança da aeronave ou das pessoas e bens a bordo, tomar as medidas necessárias à proteção do avião e das pessoas ou bens transportados, descarregar a carga ou parte dela, quando indispensável à segurança de voo.

Quem trabalha no avião: Pilotos e Comissários

Curiosidade: O Comandante procederá ao registro, no Diário de Bordo, dos nascimentos e óbitos que ocorrerem durante a viagem, assim como pode ordenar a retenção física e posterior detenção de pessoas a bordo quando necessário.

O Comandante tem autoridade para declarar uma situação de emergência, ou iniciar uma operação fora de rotina dos manuais e leis vigentes, sempre que julgar necessário em prol da segurança de voo.

O Co-piloto, também chamado de Primeiro Oficial, é o Piloto que, assim como o Comandante, está devidamente apto e habilitado a conduzir e operar a aeronave, atuando também como representante e sucessor do Comandante, quando necessário.

Quem trabalha no avião: Pilotos

É importante lembrar que os dois pilotos se complementam na condução da aeronave, geralmente um opera os comandos e voa o avião, enquanto o outro auxilia no que for necessário e cuida da parte de comunicações. A cada novo pouso geralmente trocam de função entre eles para ambos operarem os comandos durante um dia de trabalho.

Quem trabalha no avião: Comissários de bordo

Para os passageiros existe o contato mais direto com o grupo de Tripulantes de cabine, que são os famosos Comissários de bordo, aqueles envolvidos com o atendimento a bordo dos clientes em termos de segurança e conforto. Muita gente não sabe, mas esse grupo de profissionais passa por diversos cursos e treinamentos antes de começar a voar e possuem uma importância primordial na segurança da cabine de passageiros.

Quem trabalha no avião: Pilotos e Comissários

Entre as habilidades treinadas pelos comissários estão: sobrevivência na selva ou água, combate ao fogo, primeiros socorros, atendimento ao cliente, normas e regulamentos da aviação civil, evacuação de emergência, contenção de pessoas, e até mesmo noções da parte técnica e operacional da aeronave.

Quem trabalha no avião: Pilotos e Comissários

Ao chegar no avião, eles têm o papel de realizar a inspeção dos equipamentos de emergência, informar ao Comandante itens significantes assim como manter a cabine de comando informada de qualquer irregularidade. Durante o voo, servir e atender os passageiros é só mais uma das diversas atividades conduzidas pelos Comissários, eles estão sempre de olho no comportamento das pessoas, em situações que coloquem em risco a segurança, atitudes suspeitas, barulhos, vibrações ou cheiros anormais.

Para toda equipe de uma aeronave existe um Chefe, ou Lider, e seus auxiliares, na proporção de um Comissário para cada 50 passageiros.

Quem trabalha no avião: Pilotos e Comissários

Quem trabalha no avião e é um outro profissional que muitas vezes passa despercebido é o mecânico. Fundamental para coordenar a movimentação da aeronave na hora de partir, monitorar o abastecimento, realizar cheques de segurança e inspeções, e resolver problemas mecânicos sempre que estes ocorrerem.