Quem inventou o avião?

Quem inventou o avião? Vamos conhecer agora um pouco mais sobre a história da aviação, quem criou o avião, seus inventores e como que, em pouco mais de 100 anos, chegamos onde estamos.

Quem inventou o avião?

A era dos pioneiros, como foi denominado o final do século XIX e início do século XX. Neste período viveram e atuaram os grandes inventores e primeiros aviadores. Novos conceitos, ideias, projetos e aeronaves foram concebidos neste momento. O que se criou ali, determinou o rumo da indústria aeronáutica até os dias de hoje.

Quem inventou o avião? O sonho de voar era muito mais antigo que os pioneiros. Do voo de Ícaro e Dédalos na mitologia grega, até a as máquinas voadoras de Leonardo Da Vince, a arte de alçar voo já era almejada pelos seres humanos.

Quem inventou o avião

As primeiras máquinas voadoras, seguiram a linha de pensamento do Padre Jesuíta italiano Francesco de Lana. De acordo com ele, seria possível alçar voo em um veículo sustentado por esferas em que o ar fosse removido e somente o vácuo restasse. A máquina de De Lana jamais voaria, já que o vácuo não gera sustentação, mas trilhou o caminho para os balões mais leves que o ar. Em 21 de novembro de 1783, François Pilâtre de Rozier e Marquis d’Arlandes, realizaram em Paris o primeiro voo livre em um balão Montgolfier de ar quente. Dez dias depois, Jacques Charles voou em seu balão de hidrogênio.

quem inventou o avião balão Montgolfier

Quem inventou o avião primeiro?

Mas como tornar o voo do mais pesado que o ar possível? Quem inventou o avião precisaria solucionar este problema. Através da observação do voo dos pássaros, experimentos científicos, cálculos matemáticos e devoção ao trabalho, Sir George Cayley desenvolveu e testou diversos aerofólios (curvaturas de asa) para determinar qual geraria a melhor sustentação. Os seus estudos se tornaram a base sobre cálculos de sustentação, arrasto, estabilização e controle de aeronaves. Graças a Cayley, foi possível a base teórica para o próximo passo para os pioneiros da aviação.

Quem inventou o avião George Cayley

Uma das primeiras concepções de um avião como conhecemos hoje, foi formulada pelo inventor inglês William Samuel Henson. Em 1843, Henson patenteou a Carruagem Aérea à Vapor. Uma aeronave, utilizando os princípios de Cayley, com uma asa, leme, profundor para controle, e duas hélices movidas por um motor à vapor de 30 Hp. A nova máquina atraiu a atenção de alguns investidores. O objetivo seria o transporte de passageiros, bens e correio. Entretanto esta nunca foi construída.

Afinal quem inventou o avião?

Em 1853, ocorreu o primeiro voo de uma aeronave mais pesada que o ar. O planador, pilotado pelo cocheiro de Sir Cayley, decolou de uma colina e voou até o chão por 275 metros.

Um dos maiores empecilhos para o desenvolvimento de aeronaves eram os motores. Em 1850, os motores à vapor eram muito pesados, grandes e geravam pouca potência. Muitos pioneiros construíram suas máquinas voadoras, mas poucas chegaram a dar meros saltos no ar. Um dos que mais se destacaram foi o engenheiro elétrico francês Clément Ader. O seu aeroplano, com asa em forma de morcego e motor à vapor, voou por 50 metros a 20 cm de altura em 1890.

Quem inventou o avião clement ader Langley

Um dos pioneiros da aviação a executar mais voos em protótipos de asa delta foi Otto Lilienthal. Entre 1891 e 1896 ele desenvolveu e construiu 16 tipos de planadores. De estrutura leve, com algodão e bambu, Lilienthal utiliza o próprio balanço do corpo para controlar a aeronave. Ao total, ele executou mais de 2.000 voos, sendo o mais longo de 350 metros. Em 9 de agosto de 1896, após uma rajada de vento descontrolar seu planador, Otto Lilienthal cai e morre no dia seguinte em função de seus ferimentos.

quem inventou o avião Otto Lilienthal

Após a construção de alguns modelos de planador, e seus respectivos testes em praias ventosas dos Estados Unidos, Wilbur e Orville Wright, realizaram um voo de seu aeroplano em 17 de dezembro de 1903, na praia de Kitty Hawk. O voo durou 12 segundos. Muitos alegam não ter sido o voo de um mais pesado que o ar por meios próprios, uma vez que a aeronave foi catapultada de um trilho e usou vantagem de um vento de proa de quase 50 Km/h. Até quase 3 anos depois, nenhuma outra aeronave decolou e voou por meios próprios.

quem inventou o avião irmãos wright brothers

Quem inventou o avião foi Santos Dumont?

Em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, nos arredores de Paris, o brasileiro Alberto Santos Dumont, surpreendeu o público ao apresentar sua mais nova aeronave. O 14 Bis era diferente de qualquer outra coisa. Suas asas em forma de caixas estavam na parte de trás, assim como a hélice e o motor de 50 hp. Na parte da frente estava o profundor de controle. Às 16hrs deste mesmo dia, Santos Dumont decolou no 14 Bis por meios próprios somente do seu motor, subiu a 3 metros do chão e voou por 60 metros. Imprensa e expectadores registraram o fato, a gravidade fora vencida por um avião e seu piloto. No dia 12 de novembro, Santos Dumont voou novamente por 220 metros de distância, ganhando assim o prêmio do Aeroclube da França.

Quem inventou o avião foi Santos Dumont

Em 1908, muitos outros aviadores já haviam alçado voo em suas máquinas, a exemplo de Farman, Louis Blériot, Voisin, Pelterie e Delagrange. Até mesmo na França, os irmãos Wright passaram a ser mais valorizados após uma série de bem-sucedidos voos de demonstração. Após um acidente com o 14 Bis e uma série de projetos malsucedidos, Santos Dumont perdeu muito de sua fama e adoração, que levou ao início de uma profunda depressão.

Quem inventou o avião foi Santos Dumont demoiselle

A sua fama retornou com o sucesso do modelo N° 19, a Demoiselle, considerado o primeiro avião esportivo do mundo. Apesar do grande sucesso do projeto, Santos Dumont nunca patenteou nenhuma de suas invenções, ao contrário de outros inventores. A sua Demoiselle foi replicada as centenas e nunca recebeu um centavo por cada uma construída. Ele alegava que o avião era um presente seu para a humanidade. O seu último voo ocorreu em 4 de janeiro de 1910, onde se acidentou e decidiu nunca mais pilotar.

Confira aqui um pouco mais sobre a História da Aviação!