Qual a diferença entre escala e conexão?

Qual a diferença entre escala e conexão? Vai comprar uma passagem aérea e está em dúvida sobre qual voo pegar? Vamos descobrir agora qual a diferença entre escala e conexão nos voos de avião para não se perder na hora de viajar.

Qual a diferença entre escala e conexão aérea?

Primeiramente vamos diferenciar um voo doméstico de um internacional.

Voo Doméstico

Voo doméstico é aquele realizado dentro do território nacional do país, ou seja, aquele que não passa por fronteiras internacionais.

Exemplo: Um voo de Porto Alegre para Brasília.

Qual a diferença entre escala e conexão

Para esse tipo de voo não são necessários vistos e passaportes, a não ser se realizado em outro país que não seja o de cidadania do viajante.

Exemplo: Um brasileiro vai viajar de Miami para Nova Iorque, neste caso o voo é doméstico, mas o passageiro deverá apresentar o passaporte como documento de identificação, salvo se tiver a cidadania do país ou aceitarem outro tipo de documento, como é feito no Mercosul com o RG.

Qual a diferença entre escala e conexãoAlgumas vezes um voo doméstico pode exigir regras de voos internacionais se tiver como destino final ou secundário uma localidade fora da fronteira nacional. Confira as regras para líquidos em voos internacionais: Quanto pode levar de líquido no avião?

Exemplo: Um voo que saí de São Paulo com destino a Montevidéu (Uruguai) com escala em Porto Alegre. Neste caso o voo é doméstico para os passageiros que vão até Porto Alegre, mas é internacional para aqueles que vão até Montevidéu. Entretanto, todos os passageiros devem respeitar as limitações sobre a bagagem de mão conforme o voo internacional, já que o embarque vai ser efetuado pela área internacional. Os passageiros com destino a Porto Alegre não necessitam apresentar passaportes nem formulários de imigração.

Qual a diferença entre escala e conexão

Voo Internacional

É todo o voo que passa por fronteiras internacionais com destino a outro país.

Geralmente é necessária a apresentação do passaporte antes e depois do voo e preencher formulários de imigração e alfândega.

Confira aqui o que é alfândega.

Exemplo: Um voo que saí do Rio de Janeiro com destino a Londres.

Qual a diferença de conexão e escalaAinda podem ocorrer conexões e escalas nesses voos, sejam elas no país de destino ou de partida.

Exemplo: O mesmo voo que saí do Rio de Janeiro para Londres vai precisar fazer uma escala em Salvador (onde vai ser reabastecido e vão embarcar outros passageiros).Qual a diferença de conexão e escala

Agora que já somos experts em voos nacionais e internacionais, vamos descobrir qual a diferença entre escala e conexão.

Qual a diferença entre escala e conexão: o que é conexão?

O que é conexão: A conexão de um voo ocorre quando o passageiro tem que desembarcar da aeronave e reembarcar em outra. Algumas vezes é necessário retirar a bagagem para despachar novamente, mas esse procedimento vem sendo cada vez menos visto.

Caso tenha dúvidas consulte os funcionários de solo sobre como proceder durante a conexão.

Mais frequente é a necessidade de desembarcar para reembarcar em outro setor do aeroporto.

Exemplo: em um voo de Natal para Curitiba está previsto uma conexão em São Paulo, então o passageiro deve desembarcar em São Paulo para embarcar em outro avião com destino a Curitiba.

Qual a diferença entre escala e conexão

Por vezes mais de uma conexão pode ser necessária, assim como nenhuma dependendo do destino, se for voos diretos sem conexão.

Qual a diferença entre escala e conexão: o que é escala?

O que é escala: A escala de um voo ocorre quando a aeronave pousa em outro aeroporto, mas não há necessidade de desembarcar. O objetivo pode ser para reabastecer ou desembarcar e embarcar outros passageiros e carga.

Exemplo: em um voo de Florianópolis para São Paulo há uma escala em Curitiba, onde a aeronave é reabastecida, passageiros com destino a Curitiba desembarcam e outros com destino a São Paulo embarcam, após completado o procedimento em solo o voo prossegue para São Paulo. Qual a diferença entre escala e conexãoMesmo em escalas de voo, por vezes, pode ser solicitado que todos os passageiros desembarquem se o tempo de solo for muito extenso. Esse procedimento é pensado para aumentar o conforto de quem viaja, já que que dentro do aeroporto existem mais facilidades como, por exemplo, banheiros, restaurantes, lojas e um espaço menos apertado do que dentro da cabine do avião. Aproveite essa oportunidade para esticar as pernas, andar um pouco e tomar um café.

Agora que estamos craques em saber qual a diferença de voos domésticos e internacionais, assim como sabemos qual a diferença entre escala e conexão, podemos viajar tranquilos e despreocupados sobre o que devemos fazer cada vez que o avião chega em um novo aeroporto antes do nosso destino.