Por que sai fumaça branca do ar condicionado do avião?

Qual o motivo de sair uma fumaça branca do ar condicionado do avião? Quem já viajou de avião pode já ter reparado que por vezes sai uma fumaça branca das saídas de ar condicionado da cabine. Vamos descobrir agora o motivo de tal fenômeno ocorrer e como ele não apresenta nenhum tipo de risco.

Qual o motivo de sair uma fumaça branca do ar condicionado do avião?

Diz o ditado popular que onde há fumaça há fogo. No caso do ar condicionado do avião essa afirmação não é correta. A fumaça que sai do ar condicionado do avião não é sinal de fogo e nem de mal funcionamento do sistema.

Porque sai fumaça branca do ar condicionado do avião

Principalmente em locais de temperatura ambiente quente, assim que a aeronave se encontra em solo, com portas abertas e o ar condicionado ligado, é possível observar uma fumaça branca seguindo o fluxo de ar que sai dos dutos de ventilação.

Este processo ocorre devido ao ar condicionado gelado do avião encontrar o ar quente do ambiente que entrou pelas portas. Quando o ar frio se depara com o ar quente, a humidade que está no ar ambiente condensa em vapor branco e pode ser vista seguindo o fluxo de ar da ventilação.

Porque sai fumaça branca do ar condicionado do avião

Esse fenômeno é muito similar ao que ocorre quando a aeronave voa a grandes altitudes em ar muito frio e o ar quente do motor cria uma trilha de fumaça branca. Quer saber porque o avião deixa um rastro de fumaça branca no céu? Clique aqui e descubra.

Em voo não sai fumaça branca do ar condicionado do avião

Mas porque esse fato não ocorre em voo? Ao fechar as portas, o ar que supre a cabine de passageiros vem diretamente do sistema de ar condicionado. Uma das características desse sistema é remover a maior parte da humidade contida no ar ambiente. Ou seja, o ar condicionado deixa a cabine mais seca durante o voo, assim não há muita condensação a ser formada e a mesma nem é percebida em voo.

Uma curiosidade é que o motivo de o ar da cabine ser tão seco é a necessidade de se proteger a fuselagem do avião. Como a grande maioria das peças das aeronaves são de material metálico, é necessário manter a humidade longe para evitar corrosões causadas pelo acumulo de água em peças metálicas.

A humidade condensada não apresenta riscos a saúde e nem apresenta gosto ou cheiro. Pode ocorrer de por vezes sentir cheiro de combustível ou óleo em determinados momentos do voo, principalmente quando os motores são ligados. Como vimos no post Como Funciona o Ar Condicionado do Avião, o ar deste vem da parte fria do compressor do motor.

Qual o motivo de sair uma fumaça branca do ar condicionado do avião

Por estar dentro do motor pode ser possível sentir alguns cheiros que podem passar perto do duto que coleta o ar comprimido. Vale lembrar que é normal sentir um pouco de cheiro estranho nessas condições, mas se o mesmo persistir chame um comissário para atentar para essa situação. O mesmo vale para qualquer outro tipo de fumaça que não a branca. Fumaça marrom ou preta são sinais de mal funcionamento do sistema.