Por que há alteração de portão de embarque no aeroporto?

Por que há alteração de portão de embarque no aeroporto? Quem nunca foi viajar e se deparou com o famoso anúncio de que seu portão de embarque foi alterado. Mas o que gera essa mudança? Vamos conhecer agora os reais motivos para tantas trocas de portão de embarque no aeroporto.

Ao realizar o check-in, seu cartão de embarque será gerado e nele consta qual será o portão de embarque do voo. Mas atenção, assim que você passar pela inspeção de segurança e acessar a sala de embarque, é de fundamental importância conferir de qual portão partirá seu voo.

Qual meu portão de embarque no aeroporto?

Ao chegar na sala de embarque, basta procurar um monitor informativo de voos. Eles estão espalhados pela a sala. Nestas telas você encontra informações como o número e companhia do voo, horário previsto de saída, situação do voo e qual o portão de embarque no aeroporto. Fique atento também aos informativos sonoros, eles podem avisar de atualizações no status do seu voo.

Por que há alteração de portão de embarque no aeroporto

É de fundamental importância estar atualizado sobre o local que seu embarque ocorrerá. Alguns aeroportos são muito grandes e exigem um certo tempo de deslocamento entre diferentes locais. Sendo assim, um passageiro desavisado, que deixou para conferir seu portão de embarque na última hora, poderá não chegar a tempo de entrar no avião. Não se engane, mesmo com o check-in feito, estando no aeroporto e com a mala despachada você pode ser deixado para trás caso não compareça ao portão de embarque até 10 minutos antes da partida do voo.

Próximo a finalização do voo, poderão, ou não, ser feitas chamadas no alto-falante pelo nome dos passageiros faltantes. Entretanto, se mesmo assim não comparecerem, seus nomes serão retirados do manifesto do voo e será iniciada uma busca no porão da aeronave pelas bagagens que estes passageiros despacharam. Em nenhuma hipótese um avião pode decolar com bagagem de passageiro que não esteja a bordo.

Por que se muda tanto o portão de embarque no aeroporto?

De modo geral, uma aeronave pode estacionar em uma posição com ponte de embarque, finger, ou então em uma posição remota, que necessita o acesso por ônibus ou a pé até o avião. O finger possibilita que os passageiros e pessoal de solo acessem a aeronave diretamente do prédio do aeroporto. Essa opção garante mais agilidade no embarque e desembarque, assim como facilita a locomoção de pessoas com dificuldades.

Por que há alteração de portão de embarque no aeroporto

As posições remotas geralmente são mais afastadas do edifício do aeroporto. O seu acesso é um pouco mais demorado devido a necessidade de uso de ônibus, ou até mesmo a pé. Geralmente permanecem nessas posições aeronaves que terão um tempo de solo mais prolongado ou pernoitaram neste aeroporto, uma vez que a tarifa paga pela companhia aérea é mais baixa do que se permanecer esse mesmo tempo em uma ponte de embarque.

Por que há alteração de portão de embarque no aeroporto

Alguns fatores implicam na alteração do portão de embarque. De modo geral, as companhias aéreas informam ao administrador do aeroporto a sua malha de voos, quais aeronaves serão alocadas em cada um e se haverá necessidades especiais em algum deles, tais como cadeirantes, pessoas com deficiência de locomoção, necessidade de tempo prolongado em solo ou manutenção. Existe um setor em cada aeroporto, que é responsável por organizar os aviões no estacionamento do pátio.

Por que há alteração de portão de embarque no aeroporto

Nem sempre este planejamento ocorre como esquematizado. Com algumas dezenas, ou até centenas, de voos operando por dia, atrasos acontecem. Um voo que sai atrasado, ocupará sua posição por mais tempo e pode impedir que o próximo avião planejado pare na mesma posição. Neste caso, a aeronave seguinte será instruída a aguardar a saída da que está atrasada, ou se dirigir a uma nova posição. Mais atrasos costumam ser frequentes em dias com condições atmosféricas adversas, assim como quando os aeroportos estão mais cheios, em feriados por exemplo. Muitos atrasos podem gerar um efeito cascata, de mais e mais não saírem no horário previsto em função daqueles que já estão atrasados.

Por que há alteração de portão de embarque no aeroporto

Outro fator que costuma alterar o portão de embarque são as prioridades de última hora. Por exemplo, um voo que originalmente não teria um cadeirante, pode passar a embarcar um no último momento na partida. Ou então uma pessoa que embarcou andando normalmente pode solicitar assistência antes da aeronave pousar. Nestes casos, a tripulação informa via rádio à companhia aérea no aeroporto de destino, esta por sua vez irá solicitar ao aeroporto a mudança de uma posição remota para uma ponte de embarque. Por vezes esta solicitação pode ser atendida, em outras não.

Como são máquinas móveis e sujeitas a muito uso, as pontes de embarque podem apresentar problemas. Caso não seja rapidamente resolvido, um problema técnico pode levar à interdição do finger, sendo todos os voos planejados para aquela posição remanejados.