Por que as luzes da cabine são reduzidas durante os pousos e decolagens?

Por que as luzes da cabine são reduzidas durante os pousos e decolagens? Quem nunca se perguntou porque isso ocorre nos voos comerciais a noite quando estamos viajando. Confira agora e viaje sabendo de como esse procedimento é importante.

Por que as luzes da cabine são reduzidas durante os pousos e decolagens?

Praticamente todas as companhias aéreas reduzem a intensidade das luzes da cabine de passageiros (assim como a dos pilotos) durante pousos e decolagens. Além de proporcionar uma melhor visão do lado de fora, sem reflexo nas janelas, a redução da luminosidade auxilia em caso de acidentes, uma vez que se expostos a escuridão do lado de fora da aeronave, nossos olhos demorariam alguns segundos cruciais até se acostumarem com o ambiente escuro e possamos tomar alguma ação ¨visível¨.

Por que as luzes da cabine são reduzidas durante os pousos e decolagens?

Luzes em tons de vermelho e azul estão sendo mais utilizadas por não agredirem tanto a visão e tornar mais difícil essa adaptação ao escuro. Na cabine dos pilotos todos os painéis possuem sistema de retro-iluminação para que se possa ler os dizeres dos placares e saber onde está cada coisa no escuro.

A visualização do exterior também auxilia os comissários a verificar se há objetos, fogo, combustível ou fumaça do lado de fora que impeçam a abertura de uma determinada saída de emergência.

luzes da cabine