Por que as luzes da cabine de passageiros piscam?

Já viu as luzes da cabine de passageiro piscarem? Em determinados momentos do voo podemos observar pequenas variações de energia que fazem as luzes piscar. Vamos descobrir agora porque isso acontece e o que significa.

Por que as luzes da cabine de passageiros piscam?

Assim como outros meios de transporte, as aeronaves utilizam energia elétrica para diversos sistemas. A iluminação de cabine é um deles. As luzes distribuídas ao longo do teto fornecem a claridade necessária para não deixar os passageiros no escuro. Vale lembrar que as luzes que piscam na parte de fora do avião são feitas para essa função e não possuem relação com o que falaremos a seguir.

Por que as luzes da cabine de passageiros piscam

Cada motor do avião tem o papel de transformar o ar e combustível em empuxo através da rotatividade das pás. Junto aos motores estão instalados geradores que transformam a rotação do reator em energia elétrica, da mesma forma que um alternador de um carro. Quando em solo a equipe de manutenção também pode conectar um cabo de eletricidade diretamente no avião, ou ligar o gerador auxiliar de força.

Quando a aeronave está parada no portão de embarque, a sua eletricidade pode ser proveniente de uma fonte de alimentação externa do tipo gerador ou transformador, ou do gerador de força auxiliar (APU). O APU é um pequeno motor a jato que está geralmente localizado na cauda do avião. No chão é possível determinar quando está ligado pois ele emite um barulho alto e agudo, assim como é possível observar o calor do escapamento na parte posterior do avião.

Por que as luzes da cabine de passageiros piscam

O fornecimento de eletricidade por qualquer uma destas fontes é distribuída pela aeronave e alimenta muitos sistemas através de barramentos. Um barramento é literalmente uma barra por onde passa a energia elétrica e cada componente individual é conectado a uma para ser alimentado.

Por qual motivo as luzes da cabine de passageiros piscam no meu voo?

Quando há uma mudança na fonte de energia que alimenta um barramento de distribuição, ocorre uma queda momentânea de energia. Esse curto momento pode ser observado através de um pisque rápido na iluminação interna do avião.

Por que as luzes da cabine de passageiros piscam

Essas trocas de fontes de alimentação ocorrem quando a fonte externa é desligada e o APU ligado, logo antes de fechar as portas. Quando um dos motores é ligado e o APU desligado. Ou nas situações inversas após o pouso e a caminho do terminal de passageiros.

Vale salientar que não há motivo para preocupações. Essas interrupções de fornecimento de energia por 1 segundo, ou menos, são previstas pelo fabricante e não afetam a segurança do voo.