Para que serve o furinho na janela do avião?

Achou um furinho na janela do avião? Não se preocupe, realmente existe um orifício nas janelas do avião comercial. Apesar de pequeno, é de fundamental importância para a segurança do voo e não prejudica a janela. Vamos descobrir mais a sua função e como ele funciona em voo.

Qual a importância da janela do avião?

Com o início do voo de aeronaves comerciais a jato, observou-se a necessidade de implementar o sistema de pressurização. Um avião pressurizado pode voar mais alto, mais rápido e aproveitar melhor o consumo de combustível. Entretanto, ao pressurizar um objeto, neste caso a fuselagem, o mesmo precisa ser mais resistente.

A pressurização funciona ao drenar ar comprimido dos motores, ou do Gerador Auxiliar de Força (APU), resfriá-lo no sistema de ar condicionado para então ser encaminhado para dentro da fuselagem. Um fluxo constante desse ar aumenta a pressão interna da cabine, uma vez que com as portas fechadas só há um conjunto de orifícios que permite a saída do ar em voo. As válvulas reguladoras de pressão controlam a quantidade de ar que sai do avião, regulando assim a pressão interna.

Para que serve o furinho na janela do avião?

A janela do avião comercial se mostrou um desafio de engenharia ao sofrer as forças da pressurização. Uma série de acidentes envolvendo o modelo DH Comet mostrou que diversas aeronaves se desintegraram em pleno voo devido a explosão da fuselagem ao redor das janelas. Investigações concluíram que, ao sofrer centenas de ciclos de pressurização, a estrutura ao redor das janelas tendiam a rachar e quebrar em voo. O detalhe neste modelo era que suas janelas eram quadradas, ou seja, ao ser forçada, a força da pressurização concentrava nas pontas das janelas criando rachaduras.

Porque a janela do avião é redonda?

Com a evolução da engenharia aeronáutica, as janelas foram redesenhadas. Atualmente, o design oval permite que a força de pressão de ar seja igualmente distribuída e não acumule em determinados pontos.

Para que serve o furinho na janela do avião?

Um total de três painéis compõe uma janela de avião. O acrílico que está mais na parte de dentro, mais próximo do passageiro, é um painel que protege os demais contra poeira, arranhões e dos dedos engordurados das pessoas. A camada que está no meio é onde está o furinho, é um material mais resistente e possui função estrutural em caso de falha da janela externa. O último painel é o que se encontra no lado de fora, a sua função é puramente estrutural e isola o interior do avião do ar externo.

Para que serve o furinho na janela do avião?

A função do furinho é permitir uma conexão entre o espaço do painel externo e do interno. Dessa forma a pressão de ar entre os dois espaços será a mesma. O furinho ainda evita que humidade fique presa no espaço da janela externa, causando assim condensação e bloqueando a visão externa, similar aos carros em dia de chuva.

Para que serve o furinho na janela do avião?

Como a temperatura da janela externa é muito baixa em voo, o pouco de humidade que passa pelo orifício tende a congelar próximo a ele. Isso é uma situação normal e não acarreta em riscos para o voo.