O que é turbulência no avião?

Turbulência no avião, quem nunca se perguntou o que causa esse famoso fenômeno nas aeronaves que tantos passageiros têm medo? Vamos descobrir agora a origem das turbulências, como elas afetam o avião e como se sentir mais confortável nestas situações.

O que é turbulência no avião?

A turbulência nada mais é do que as oscilações de movimento sofridas pela aeronave em função de algum fator externo. Por estar viajando em um fluído como o ar, qualquer agente que perturbe a fluidez deste acarreta em modificações, mesmo que pequenas, na trajetória de voo do avião. Essas modificações são sentidas pelos ocupantes como balanços ocasionais variando de intensidade conforme o fenômeno que o provocou.

O que causa turbulência no avião?

Diversos são os motivos que podem gerar turbulência no avião. Ao passar por nuvens, sempre haverá alguma alteração no ar ao redor da aeronave, essas alterações, seja pelo volume de vapor da água ou movimentos verticais do ar dentro da nuvem, implicam em mudanças no trajeto de deslocamento.

O que é turbulência no avião

Mais próximo ao solo, principalmente em dias quentes ou áreas urbanas, há muita instabilidade atmosférica, o que causa turbulências mesmo em tempo bom.

O que é turbulência no avião

Em voo de cruzeiro, podem ocorrem as chamadas turbulência de céu claro, mesmo sem nuvens ou mal tempo, as correntes de ar da alta atmosfera e alterações na direção que o vento sopra, causam agitações no deslocamento do avião, provocando assim os balanços.

O que é turbulência no avião

Em pousos e decolagens ainda é possível encontrar as esteiras de turbulência deixadas por outras aeronaves que passaram a frente, quanto maior e mais perto o avião que está na frente maior poderá ser o balanço.

O que é turbulência no avião

Turbulência no avião é perigoso?

Agora a pergunta mais esperada por aqueles que tem medo de voar de avião, afinal, a turbulência no avião é perigoso? A resposta é sim, existe um grande perigo de haver danos físicos aos passageiros e tripulantes que não estejam devidamente sentados, com o cinto afivelado e os objetos soltos guardados. Preste atenção e respeite os avisos de atar cintos e permanecer sentado, na maioria das vezes as turbulências são leves, mas não há como saber quando haverá um balanço maior que pode fazer uma pessoa se desequilibrar e cair.

O que é turbulência no avião

De um ponto de vista técnico e da aeronave, é muito difícil encontrar uma turbulência capaz de fazer um avião cair, esse tipo está normalmente associado a grandes áreas de tempestade, furacões e tornados, fenômenos que são rapidamente detectados pelo radar meteorológico e evitados pelos pilotos. Quando mais próximo ao solo ainda há alarmes e avisos que indicam que o avião está perto de encontrar uma condição adversa de vento, dando tempo hábil para os pilotos desviarem.

Como se sentir mais confortável na turbulência no avião

Como já vimos em outro post (confira!), o avião funciona como uma gangorra, então há um ponto de equilíbrio próximo as asas onde o movimento é menor. As extremidades são os locais onde há mais influência das turbulências. Então, quanto mais próximo das asas você sentar, menor será o efeito da turbulência, já quanto mais próximo da cauda maior serão esses movimentos. O principal é tentar relaxar, sentar e manter o cinto de segurança afivelado. Tenha certeza que os pilotos tentarão ao máximo reduzir os efeitos do balanço reduzindo um pouco a velocidade do avião, efetuando desvios meteorológicos, subir ou descer para evitar áreas instáveis.