O que é despressurização?

O que é despressurização no avião? Já prestou atenção na demonstração de segurança durante uma viagem, ou assistiu um filme onde esse fenômeno ocorre, e se perguntou o que é a despressurização? Fique atento, coloque sua máscara e vamos descobrir, confira.

O que é despressurização: Aeronave pressurizada

Antes de falar sobre a despressurização vamos descobrir o que é e por qual motivo se pressuriza um avião. Desde os anos 1950, as aeronaves comerciais passaram a voar em altitudes mais elevadas, o que propiciou um grande aumento de velocidade e autonomia dos voos a jato, entretanto as grandes altitudes se mostraram um ambiente nocivo à saúde do ser humano, uma vez que a pressão atmosférica reduz a um ponto que se torna impossível respirar a mesma quantidade de oxigênio por cada inalação.

o que é despressurização avião

Sem oxigênio nosso corpo entra em estado de hipóxia (falta de oxigênio) que tem como sintoma delírios, perda dos sentidos, desmaio e posterior falecimento. Para ser ter uma ideia deste fenômeno existe o chamado tempo de consciência útil, que determina quanto tempo temos entre entrar em estado de hipóxia e perder os sentidos, nas altitudes que as aeronaves comercias voam esse tempo varia de 40 a até somente 10 segundos, dependendo da altitude, estado físico da pessoa (sedentarismo, tabagismo, problemas respiratórios) e a velocidade em que ocorreu a despressurização (rápida ou devagar).

Como funciona a pressurização?

Muito similar a uma garrafa de refrigerante, a fuselagem do avião é basicamente um cilindro de gás sob pressão. Os motores funcionam como os geradores de ar comprimido, que é levado para dentro da cabine através do sistema de ar condicionado. A medida que sobe, mais pressão é aplicada para manter a atmosfera dentro da aeronave similar à de uma altitude respirável, que varia de 0 a 2.500 metros. Um sistema automatizado mantém a pressão interna estável e em uma margem segura através da atuação de uma válvula de escape, que permite controlar a pressão interna. Ainda em caso de falha deste sistema, há a opção de controle manual e válvulas de segurança para alívio do excedente. Ao iniciar a descida a pressão vagarosamente é reduzida até chegar na mesma encontrada em solo no momento que a aeronave pousar.

o que é despressurização avião

O que é despressurização?

Diversos motivos podem levar a uma despressurização, de modo geral podem ser organizados em dois tipos: falha de sistemas de suprimento e controle de pressurização; ou rompimento total ou parcial de fuselagem. Quando a pressão interna escapa ou deixa de ser fornecida de modo que a cabine atinja um valor pré-estabelecido superior a 3.000 metros de altitude, temos configurada uma despressurização. Imediatamente devem ser utilizadas máscaras de oxigênio tanto por passageiros quanto por tripulantes, elas são fundamentais para manter um suprimento adequado de ar para que nos mantenhamos conscientes até que que os pilotos conduzam uma descida rápida para trazer a aeronave até uma altitude mais baixa em uma zona respirável.

o que é despressurização avião

Em caso de uma despressurização de cabine é importante que você mantenha a calma. Se a perda de pressão for muito rápida pode haver um forte estampido e uma névoa de condensação no interior do avião (não é fogo e nem fumaça!), as máscara cairão automaticamente do compartimento superior, imediatamente puxe uma delas, coloque sobre boca e nariz e respire normalmente (não é necessário puxar o ar com força e nem respirar mais rápido), se você estiver sentado próximo a uma criança ou outra pessoa que necessite de auxílio coloque primeiro a sua máscara para só depois auxiliá-las, isso garante que você estará respirando e consciente ao ajuda-las.

o que é despressurização avião

Ao contrário dos filmes, não existe aquela força sugadora que traga passageiros e malas para fora do avião, o que pode ocorrer são itens mais leves como papéis voarem devido a movimentação inicial do ar saindo rapidamente por algum orifício.