Meios de transporte aéreo

94
Quai os meios de transporte aéreo

Quais são os meios de transporte aéreo existentes? Ao longo de mais de um século, o ser humano dominou o céu e chegou a mundos distantes através de máquinas voadoras. De lá para cá uma porção de formas de voar foram criadas. Vamos descobrir agora os principais meios de transporte aéreo que existem.

Os meios de transporte aéreo

A primeira forma que o homem encontrou para voar foi sendo mais leve que o ar, através dos balões. O balão permite levar pequenas cargas e alguns passageiros por uma determinada distância. Entretanto, o seu deslocamento depende do fluxo da corrente dos ventos no local. Para elevar-se ao céu, o balão possui literalmente um grande balão que contém um fluído mais leve que o ar (menos denso), de modo geral o mais utilizado é o próprio ar quente. Quanto mais ar quente, mais alto será a altitude, ao resfriar o balão desce. Para manter um fluxo de calor constante existe um queimador com essa finalidade. O primeiro balão voou no ano de 1783 e é o primeiro dos nossos meios de transporte aéreo.

Meios de transporte aéreo

O grande problema dos balões foi corrigido anos mais tarde com a invenção do dirigível. Neste momento foi possível manobrar um veículo voador mais leve que o ar. Da mesma forma que um balão, o dirigível possui um grande reservatório de um gás mais leve que o ar, no caso dessa máquina os mais utilizados são o hélio e o hidrogênio. Uma hélice, ou conjunto delas, é responsável pela manobrabilidade, assim como o leme e profundor. Entre os anos 1910 e 1940 os dirigíveis possuíram um importante papel no transporte de passageiros, carga e correspondência por todo mundo, sendo um dos principais meios de transporte aéreo nesse período. Uma das maiores e mais prestigiadas fabricantes dessas aeronaves foi a alemã Zeppelin. Entretanto alguns acidentes e a evolução dos aviões aos poucos assentaram o fim da era dos dirigíveis e Zeppelins.

No mesmo período em que os balões e Zeppelins dominavam o céu como os principais meios de transporte aéreo, já estavam voando os primeiros planadores. Um planador é um tipo de avião construído com materiais leves, com a diferença que não há um motor para produzir tração. Ao decolar através de uma colina, ou rebocado por um outro avião, o planador utiliza correntes de vento favoráveis para se manter voando e viajar de pequenas à grandes distâncias. Atualmente os planadores possuem o seu uso voltado para o lazer, esporte e treinamento, mas alguns modelos já chegaram a ser construídos com o objetivo de levar quantidades maiores de carga e pessoas.

Os principais meios de transporte aéreo

Muitos estudos e experimentos realizados em planadores possibilitaram o desenvolvimento de asas e controles do voo que permitiram a adaptação de motores para impulsionar os aviões. Os primeiros motores não geravam força suficiente para transportar muito peso, mas juntamente com o avanço do avião estava o avanço dos motores. A partir dos anos 1940 já era possível encontrar os primeiros motores a jato. Em pouco mais de um século do primeiro voo, os aviões evoluíram de pequenas estruturas de madeira e tela para gigantescas estruturas de materiais de última geração capazes de transportar centenas de pessoas para qualquer lugar no globo. Estudos tecnológicos de ponta estão mudando a indústria aeronáutica, motores cada vez mais eficientes, silenciosos e econômicos estão equipando aeronaves construídas com materiais de composto de carbono e sistemas de última geração. Até o presente momento, o avião configura como sendo o nosso principal meio de transporte aéreo.

Meios de transporte aéreo

Paralelamente ao desenvolvimento do avião, ocorreu o do helicóptero. Com finalidades parecidas, mas formato muito diferente, o helicóptero se diferencia dos aviões por sua grande capacidade de manobra, pouso e decolagem de espaços pequenos e por sua asa ser formada por um conjunto de pás que gira na parte superior. Em 1907 ocorreu o primeiro voo bem-sucedido de um helicóptero, e seu desenvolvimento em massa começou na década de 1940. O helicóptero é o principal meio de transporte aéreo dentro de grandes centros urbanos.

O esporte e a sede de aventura foram fatores determinantes na evolução da história da aviação. Balões, planadores, pequenos aviões, paraquedas e asas deltas estão entre as máquinas voadoras favoritas dos esportistas. Mais atualmente encontramos a presença dos ultraleves, aeronaves experimentais, parapentes e jetpacks.

Meios de transporte aéreo

O futuro dos meios de transporte aéreo

Com o final da Segunda Guerra Mundial, a corrida espacial ganhou força e encantou milhões com a possibilidade de conhecer outros mundos e viajar pelo espaço sideral. Os primeiros foguetes tripulados lançados em 1961 abriram caminho para uma jornada sem fim de explorações. Em 1969 o homem chega a Lua e ainda volta em segurança para a Terra, feito que seria repetido mais 5 vezes. Com a criação de uma estação espacial permanente e abertura do setor para o civil, agora é possível que qualquer um com recursos suficientes possa viajar mais longe e ver o nosso planeta de outro ângulo. Muitas corporações civis já estão desenvolvendo foguetes e naves capazes de nos levar mais longe, e muito em breve até a próxima fronteia em Marte.

Meios de transporte aéreo

O desenvolvimento e barateamento de novas tecnologias permitiu a proliferação dos drones. Antes artefatos de alta tecnologia das forças armadas, os drones caíram no gosto popular e estão sendo utilizados para todo tipo de tarefas, desde gravação de imagens, pulverização e lazer até entrega de mercadorias, vigilância e transporte de pessoas. Os próximos drones a dominarem o mercado mudarão completamente nosso mundo, oferecendo a possibilidade do deslocamento aéreo autômato em massa, possivelmente se tornará o meio de transporte aéreo mais utilizado nas grandes cidades.

Meios de transporte aéreo