Instruções do comissário de bordo

Sempre que viajamos de avião, antes de decolar, há um momento onde o comissário de bordo realiza uma demonstração de procedimentos de segurança para serem seguidos durante o voo. Vamos descobrir agora a importância destas informações e como elas afetam a sua segurança e a dos demais passageiros.

“Atenção senhores passageiros, afivele seu cinto de segurança, coloque sua poltrona na posição vertical, feche e trave sua mesinha e abra a persiana da janela. Lembre-se de colocar sua bagagem de mão no compartimento acima ou em baixo da poltrona a sua frente, deixe corredores e saídas de emergência livres”.

Instruções do comissário de bordoEsse é um anúncio típico realizado pelo comissário de bordo antes de um avião decolar, mas para que servem todas essas informações?

Porque manter o cinto de segurança afivelado?

Por mais obvio que pareça atente sempre ao aviso de atar cintos, sempre que o mesmo estiver ligado, ou quando o comissário de bordo avise, mantenha-se sentado com o cinto atado, essa é uma ordem direta do Comandante da aeronave já que é o mesmo que o liga e desliga. Agora, mesmo que o sinal esteja desligado, sempre que estiver sentado mantenha igualmente o cinto colocado, não custa nada e garante sua segurança e das pessoas ao seu lado devido movimentações bruscas, freadas repentinas e turbulências que são sempre passíveis de ocorrer mesmo quando o voo parece tranquilo. Logo após o pouso também espere o aviso desligar, pois ao caminho do terminal podem ocorrer paradas que passam a falsa impressão de já termos chegado, entretanto a aeronave ainda vai se movimentar em velocidades que chegam a até 60 Km/h!

Instruções do comissário de bordo

Porque devemos retornar o encosto da poltrona para a posição vertical durante pousos e decolagens?

Como os viajantes atuais já sabem, não há muito espaço entre a sua poltrona e a da frente. Deixar a poltrona na posição vertical garante que o pouco espaço que resta não seja ocupado por um encosto deitado que pode prejudicar a saída rápida do passageiro que esteja atrás em caso de uma emergência. Isso também proporciona um espaço maior entre a cabeça e a poltrona a frente reduzindo as chances de se machucar em caso de frenagens bruscas.

Instruções do comissário de bordo

Por qual motivo devemos fechar e travar a mesinha da aeronave em procedimento de pouso, decolagem e turbulências?

Da mesma forma que devemos manter a poltrona na vertical para livrar espaço e evitar lesões, a mesa também deve estar fechada e travada para garantir a sua segurança.

Por qual motivo devemos abrir a persiana da janela do avião para pousos e decolagens?

Algumas companhias aéreas pedem que os passageiros abram as persianas das janelas para os pousos e decolagens. De modo geral, esse procedimento garante que haja uma integração da luminosidade dentro da cabine com a externa, auxiliando assim a adaptação da nossa visão caso seja necessário sair rapidamente do avião (evacuação de emergência), por esse mesmo motivo que as luzes são reduzidas para pousos e decolagens pelo comissário de bordo.

Instruções de segurança no avião

Por que deixar a bagagem totalmente em baixo da poltrona da frente e livre dos corredores e saídas de emergência quando o comissário de bordo pede?

Novamente a questão de manter os corredores livres aparece, toda e qualquer bagagem pode ser um obstáculo da hora de sair rapidamente de seu lugar apertado no avião, por isso ser de suma importância manter o máximo de espaço livre. Além do mais, bagagens devem estar bem guardadas pois representam um grande perigo durante turbulências e manobras caso as mesmas se desprendam e sejam arremessadas. Caso necessite de ajuda contate um comissário de bordo para auxiliá-lo.