Instruções de segurança no avião

Instruções de segurança! Um momento muito importante no início de cada voo que deve ser cuidadosamente assistido pelo passageiro antes da decolagem de uma aeronave. Nesse momento você receberá um briefing da tripulação sobre como proceder em caso de uma emergência na aeronave, informações importantes sobre onde estão as saídas de emergência, como utilizá-las, como colocar as máscaras de oxigênio, como afivelar e soltar o cinto de segurança, onde estão os kits médico e de sobrevivência, tudo isso e muito mais vamos revisar agora, confira!

Instruções de segurança: máscaras de oxigênio

Todas as aeronaves que sejam pressurizadas e voem em grandes altitudes devem possuir um sistema de máscaras de oxigênio para os passageiros e tripulantes. Esse sistema garante que em caso de uma despressurização haverá um meio de fornecer oxigênio em quantidade adequada a todos até que a aeronave efetue uma descida rápida para uma altitude em que é possível respirar normalmente, geralmente abaixo de 3.000 metros (10.000 pés). Vale ressaltar que uma vez que as máscaras caiam automaticamente na sua frente, puxe uma delas para ligar o fluxo de oxigênio, coloque sobre sua boca e nariz, respire normalmente, não é necessário puxar o ar. Caso esteja sentado ao lado de alguém que necessite de ajuda (criança, idoso ou pessoa com necessidades especiais) coloque primeiro a sua máscara de oxigênio para somente depois auxiliá-las, isso garante que você permaneça consciente (o tempo de consciência é de pouco mais de 20 segundos na altitude de voo de um avião) e consiga ajudar a pessoa ao lado, uma vez que se colocasse primeiramente nela a mesma poderia não conseguir colocar em você.

Instruções de segurança no avião

Instruções de segurança: pouso de emergência

Um pouso de emergência é todo aquele feito fora da condição normal, não quer dizer necessariamente que a aeronave irá se acidentar. A grande maioria ocorre normalmente sobre a pista do aeroporto, mas por vezes podem ocorrer problemas que façam a aeronave parar bruscamente, sair da pista, pousar fora do aeroporto ou até mesmo na água. Siga todas as informações contidas no cartão de instruções de segurança do avião que está localizado junto a sua poltrona, adicionalmente deverão ser seguidas todas as instruções dos pilotos e comissários, eles estão lá para cuidar da sua segurança e são profissionais altamente treinados.

Instruções de segurança no avião

Instruções de segurança: saídas de emergência

Como o nome já diz, as saídas de emergência só deverão ser utilizadas em caso de emergência, nunca tente abrir a porta de um avião a não ser neste caso, e mesmo assim você deverá observar a área externa para certificar-se que está completamente livre de fogo, combustível, objetos afiados que possam machucar as pessoas ao sair. Ao iniciar o voo, os comissários efetuam um cheque de portas para verificar se todas estão fechadas e as ecorregadeiras armadas, isso quer dizer que ao abri-las automaticamente se inflarão aqueles escorregadores para a evacuação da aeronave.

Instruções de segurança: posições de impacto

As famosas posições de impacto, que você pode visualizar no cartão de instruções de segurança do avião, garantem que seu corpo esteja muito mais protegido do que sentado normalmente. Elas basicamente consistem em posições que protegem a cabeça, pescoço e órgãos vitais, aumentando assim a sua chance de sobrevivência em caso de um acidente de avião. Elas são muito mais eficazes para situações que haja um pouso de emergência mais controlado, para evitar que a desaceleração brusca venha a ocasionar danos ao corpo. Entretanto, para situações de grande choque, não há uma eficácia tão grande das posições de impacto uma vez que o corpo humano é muito frágil para ocorrências desse tipo.

Instruções de segurança no avião