Como ser aeromoça ou comissário de bordo?

Já se perguntou como ser aeromoça e qual o salário comissário de bordo? Vamos descobrir agora um pouco mais sobre a profissão que encanta milhares de garotas e garotos por todo mundo.

Como ser aeromoça ou comissário de bordo

Voar é uma aspiração para muitos. Estar acima das nuvens e deslocar-se rapidamente entre dois pontos cultiva o sonho de muitos jovens e adultos. As imagens dos voos cheios de glamour nos anos dourados da aviação ainda fascinam. Época em que grandes banquetes eram servidos a bordo. Haviam talheres de prata. Poltronas extralargas e confortáveis. Viajar de avião era algo em que as pessoas colocavam a sua melhor roupa para ir. Parte deste glamour já se foi.

Como ser aeromoça e qual o salário comissário de bordo

Gastos crescentes com combustível e cada vez menos pessoas dispostas a gastar fortunas em um bilhete, forçaram as companhias aéreas a enxugar ao máximo seus serviços e encher ao máximo as aeronaves com poltronas apertadas. Mas não se engane pelas companhias low cost e low fare. Ainda existem serviços inigualáveis, de luxo e requinte, tudo isso a um preço igualmente estratosférico.

A carreira de um comissário de bordo está sujeita a empresa em que trabalha e os tipos de voo que realiza. Pode-se trabalhar desde um voo regional, em uma aeronave turboélice para dez passageiros, servindo amendoim, até em linhas transoceânicas em jatos para oitocentos passageiros, servindo champanhe e caviar. Mas vale lembrar que até mesmo dentro de um mesmo voo existem serviços diferentes. No mesmo voo em que está sendo servido o champanhe na primeira classe, na executiva será servido um vinho reserva e na econômica água e refrigerante.

Como ser aeromoça e como fazer o curso de comissário de bordo

A primeira coisa que alguém precisa para ser comissário de bordo é a vontade e determinação para seguir seu sonho. Haverão obstáculos no percurso e muitos poderão não dar o apoio necessário. Siga seu caminho com perseverança, foco e muito estudo. Uma vez com isso em mente é hora de começar o curso. Mas como ser aeromoça ou comissário de bordo?

Já se perguntou como ser aeromoça e qual o salário comissário de bordo?

Primeiramente, procure um aeroclube ou escola de aviação, essas são as entidades responsáveis por ministrar esse curso. Lá o futuro comissário de bordo será informado sobre as documentações que deve levar assim como as instruções para se obter o Certificado Médico Aeronáutico, o mesmo comprova que o aeronauta está apto a exercer funções de voo no tangente a sua saúde física e mental.

O curso de comissário de bordo dura de 3 a 4 meses. Nesse período serão ministradas aulas em quatro blocos. CGA conhecimentos gerais de aeronaves, PSS primeiros socorros, ESS emergência e segurança, RPA regulamentação da profissão do aeronauta. Após a conclusão da parte teórica, é exigida a realização de dois exercícios práticos. A sobrevivência na selva, onde o aluno colocará em prática técnicas de sobrevivência, primeiros socorros e combate ao fogo. E sobrevivência no mar, onde as técnicas e teorias de marinharia serão avaliadas na prática pelo grupo.

como ser aeromoça e qual o salário comissário de bordo

Após a conclusão do curso, o aluno deve prestar a banca da ANAC, onde será avaliado pela Agência Nacional de Aviação Civil se possui os conhecimentos mínimos para ser comissário de bordo. Na prova serão aferidos os conhecimentos teórico dos quatro blocos.

Como ser aeromoça e como iniciar a carreira

O passo seguinte é a busca por uma atividade profissional. É possível tentar a seleção para uma companhia aérea. De modo geral, o comissário envia o currículo e pode ser chamado para um processo seletivo que analisará as documentações. Serão aplicadas provas técnicas e avaliações psicológicas. Uma vez aprovado, a empresa aérea encabe o comissário de bordo a participar de diversos cursos e aulas necessárias para sua nova função. Assim como o treinamento da aeronave que ele irá desempenhar suas funções.

como ser aeromoça e qual o salário comissário de bordo

O comissário deverá passar por revalidações que podem ser a cada dois anos, um ano ou seis meses. O mesmo vale para o Certificado Médico Aeronáutico, que possui uma validade de acordo com a idade.

O salário comissário de bordo varia muito em função de setor, empresa, tipo de voo, quantidade de horas voadas, entre outros. Podem existir salários fixos, mas a maioria fica em função de quantas horas o profissional voou em um mês.

Como ser aeromoça e qual o salário comissário de bordo

O salário comissário de voo de companhia aérea no Brasil costuma variar de R$ 1.300 a até R$ 8.000. Essa ampla variação ocorre devido a diferenciação dos salários entre empresas, quantidade de horas voadas e abatimentos na folha de pagamento.

como ser aeromoça e qual o salário comissário de bordo

Em algumas companhias aéreas há um plano de carreira para o comissário de bordo. O mesmo começa trabalhando em aeronaves menores em voos regionais. Com o tempo de carreira e posição na lista de senioridade, o comissário irá voar outras aeronaves maiores e voos internacionais. Já em outras companhias, todos os comissários voam os mesmos tipos de aviões e os mesmos voos.

Como fazer para ser piloto de avião