Como se comportar no avião

Como se comportar no avião? Quantas vezes já viajamos de avião e vimos, ou ouvimos falar, de situações constrangedoras com outros passageiros, ou até nós mesmos? Preparamos para você um guia prático de como se comportar no avião para termos uma viagem tranquila e sem gafes.

Dicas de como se comportar no avião

Uso do cinto de segurança

É muito importante atentar aos avisos luminosos de atar cintos, assim como as instruções da tripulação. Pode não parecer, mas mesmo em solo a aeronave atinge velocidades de até 60 Km/h, a mesma de muitos carros em vias urbanas. Uma situação inesperada pode levar aos pilotos frearem o avião de maneira brusca, podendo ocasionar lesões aos passageiros que estiverem em pé ou sem cinto de segurança. Durante o voo, turbulências podem ser imprevisíveis, portanto é importante manter o cinto de segurança afivelado sempre que sentado ou quando o aviso luminoso estiver ligado.

Como se comportar no avião

Se levantar ao pousar e querer ser o primeiro a sair

Voar de avião pode ser rápido, mas não é desculpa para ter pressa. Ao pousar, é necessário que a aeronave manobre através do pátio do aeroporto até a sua posição de parada. Dependendo do aeroporto, e da situação, o caminho até o box de parada pode ser longo e com diversas paradas no caminho. Cada vez que o avião para pode levar a uma falsa impressão de que não se moverá mais. Por isso é importante se manter sentado com o cinto de segurança afivelado até a completa parada do avião, corte dos motores e aguardar que se apague o sinal de atar cinto.

Como se comportar no avião

Mesmo parada com os motores desligados, a aeronave só estará segura e fixa na posição quando estiver devidamente calçada, fato que os pilotos aguardam para desligar o aviso de atar cintos.

Com o cinto de segurança liberado também não adianta correr para sair do avião. De forma ordenada, primeiramente deverão sair os passageiros mais próximos da porta. Caso sua bagagem estiver em um compartimento mais longe, aguarde um espaço adequado para retirá-la. Ao se levantar não se apoie na cadeira de outros passageiros, é muito desagradável você estar sentado e alguém puxar ou empurrar a sua poltrona e depois largar de uma vez.

Como se comportar no avião das companhias aéreas

Uso do banheiro do avião

Não existem restrições para uso do banheiro do avião, mas sempre vale o bom senso. Planeje-se com antecedência já no saguão do aeroporto, caso sinta necessidade dê preferencia a utilizar os banheiros do terminal, uma vez que são mais amplos e confortáveis. Ao usar o banheiro durante o voo tenha em mente o conceito de coletividade e higiene, lembre-se que outros irão utilizar, por isso puxe a descarga, lave as mãos e jogue todos os papeis na lixeira. Sempre obedeça às instruções dos comissários de voo, não utilize o banheiro durante o pouso, decolagem, turbulência ou quando o aviso de atar cintos esteja ligado.

Como se comportar no avião

Perguntas e piadas importunas

Aviação é assunto sério, portanto preste atenção nos comentários e conversas a bordo. Comentários com relação à segurança e operação da aeronave não são bem vistos, principalmente nos canais de inspeção de segurança, uma vez que uma má interpretação do que você falou pode ser tida como atitude suspeita.

Volume alto de celular, laptop, tablet e uso de aparelhos eletrônicos

A tecnologia portátil evoluiu muito e permitiu trazer o entretenimento na palma da mão para qualquer lugar. Entretanto novamente o bom senso e respeito devem ser levados em conta. Utilize fones de ouvido e não reproduza sons altos. Filtre o tipo de conteúdo que exibirá em seus dispositivos, por menor que seja a tela ainda é possível que uma criança na poltrona de trás veja o que está passando.

Como se comportar no avião

Atente-se aos avisos da tripulação quanto ao uso dos aparelhos eletrônicos, apesar de muitos já serem permitidos, alguns tem uso proibido durante pousos e decolagens.

Viajar com crianças

Viajar com a família é tudo de bom, principalmente com crianças. Mas atenção, ser criança não é desculpa para incomodar outros passageiros. Os pais devem ter consciência do seu papel como educadores e formadores de caráter. Não deixe seu filho gritar, chutar poltronas ou tocar outros passageiros.

Como se comportar no avião

O diálogo e disciplina são imprescindíveis neste momento, nunca (jamais!) utilize a violência ou outros métodos agressivos para controlar uma criança, seja paciente e busque uma solução pacífica. Isso também vale para os outros passageiros, caso se sinta incomodado busque uma solução pacífica com o diálogo com os pais, ou responsável, talvez você mesmo possa ajudar caso tenha experiência e facilidade para lidar com a garotada.

Fazer confusão, cantar alto ou batucar

Viagem de avião pode representar momentos muito bons e alegres, principalmente para grandes grupos de amigos, ou quem sabe um time de esporte ou banda. Mas atenção, uma viagem de avião não é como uma excursão exclusiva do seu time. Quase sempre haverão outros clientes da companhia aérea que pagaram suas passagens para viajar com tranquilidade, seja por motivos alegres ou tristes. Sempre evite causar confusão durante o voo, uma situação por vezes com início inocente pode evoluir para uma algazarra fora de controle e comprometer a segurança do voo. Como falamos anteriormente, aviação é algo muito sério, se algo ameaçar a segurança do voo serão adotados protocolos de contenção e resolução deste problema.

Como se comportar no avião

Respeito com funcionários e outros passageiros

Respeito é bom e todos gostam. Seja respeitoso, não só com os funcionários, mas com outros passageiros também. Um atraso no voo, demora na decolagem, cancelamentos ou alternativa na hora do pouso, podem gerar muitos transtornos e estresse, mas não são desculpas para descontar em outras pessoas. A segurança é fator primordial na aviação e deve ser seguido e respeitado sempre, mesmo que gere contratempos e alterações na viagem.

Como se comportar no avião durante o voo

Reclinar a poltrona

Algo tão simples como reclinar uma poltrona pode gerar muitos problemas. Primeiramente sempre siga as instruções dos comissários sobre quando deve reclinar o encosto da poltrona para a posição vertical, por mais simples que pareça essa ação está diretamente ligada com a sua segurança e das demais pessoas ao seu redor.

Como se comportar no avião

Sempre que possível evite reclinar o encosto muito rápido ou com muita força para evitar estragos e lesões, pode ser que o passageiro atrás de você esteja com a mesa aberta com uma refeição, líquidos, laptop ou até mesmo uma criança no colo.

Comidas e bebidas importunas

Cada vez menos vemos nos voos as famosas refeições e lanchinhos de avião. A redução dos custos de operação das companhias aéreas praticamente extinguiu esse serviço em muitos voos. Uma alternativa para os passageiros passou a ser levar sua própria comida e bebida de casa ou do aeroporto.

Como se comportar no avião

Mas atenção, evite levar produtos que sejam importunos para os outros passageiros. Comidas e bebidas com cheiro forte, visualmente desprezíveis ou que façam muito barulho não são boas ideias para se ter dentro de uma cabine fechada.

Higiene e aparência pessoal

Os tempos áureos da aviação já se foram. Antigamente as pessoas colocavam suas melhores roupas para ir ao aeroporto, seja para viajar ou esperar um parente. A atualidade é diferente, mas também não é desculpa para descuidar da aparência pessoal e da higiene. Procure ir viajar limpo, de banho tomado e de preferencia com desodorante. Vista roupas adequadas ao ambiente que estará. Evite viajar de bermuda, chinelo de dedo, shortinho ou roupas de caráter obscenas.

Como se comportar no avião

Tanto os aeroportos como dentro do avião são locais frequentados por todo tipo de público e de todas as idades. Lembre-se também que durante o voo tende a fazer frio dentro do avião, por isso é bom estar de roupas mais cobertas ou ter algum agasalho.