Como os pilotos de avião se orientam?

Já se perguntou como os pilotos de avião de orientam? Como fazem para achar o curso entre uma cidade e outra e chegar precisamente ao seu destino? Vamos descobrir agora como os pilotos sabem o caminho, como se orientam nos céus e identificam as rotas aéreas.

Como os pilotos de avião se orientam

Desde os primórdios, quando o transporte e navegação a longa distância eram realizados por embarcações marítimas, fez-se necessário encontrar um meio de descobrir sua localização no plano terrestre e definir para onde se estava indo e como retornar. Uma solução para este problema foi a criação da bússola e os pontos cardeais (norte sul leste oeste).

Mas para que serve a bússola? Ao utilizar o magnetismo da Terra, a bússola é capaz de determinar onde está o Norte e, assim, definir qual rumo está sendo seguido; outro instrumento foi a concepção da cartografia. Com ela se tornou possível colocar no mapa das grandes navegações uma série de guias denominadas Latitudes e Longitudes. Uma combinação das duas determina um ponto específico no plano terrestre. Para determinar este ponto, os primeiros navegadores utilizavam um instrumento chamado astrolábio, ao alinhá-lo com determinadas estrelas, ou com o Sol, era possível definir a sua localização no plano cartográfico.

Como os pilotos de avião se orientam

Os métodos listados acima foram amplamente utilizados até poucas décadas atrás, mesmo por aeronaves de alta performance. Aos poucos, novas tecnologias apareceram, permitindo que, através de ondas de rádio, fosse possível encontrar sua localização com instrumentos a bordo dos aviões e embarcações. Mais recentemente, com a conclusão da constelação de satélites de GPS, as aeronaves têm como determinar precisamente sua localização em Latitude, Longitude, altura e velocidade através dos dados fornecidos pelos satélites e recebidos pelo receptor a bordo, modificando assim a forma como os pilotos de avião de orientam na cabine ao voar.

Como os pilotos de avião se orientam por gps

Como os pilotos de avião se orientam no céu

Desde seu treinamento inicial, os pilotos aprendem a como construir uma navegação de voo, utilizando cartas aéreas, informações de aeroportos, meteorologia e performance da aeronave. Nas empresas aéreas, existe um setor especializado em confecção de planos de voo e rotas de navegação aérea. Esse profissional, denominado despachante operacional de voo (DOV), utiliza um banco de dados de informações para determinar quais as rotas de aviões que uma aeronave irá utilizar para voar de A até B. Nem sempre é possível voar em uma linha reta entre dois locais devido ao dimensionamento do espaço aéreo.

O gerenciamento e controle de tráfego aéreo no Brasil é realizado pela Força Aérea. Para uma questão de gerenciar o fluxo de aeronaves, são definidas rotas específicas entre grandes aeroportos. Assim como nas cidades, existem ruas e avenidas no céu, que ligam pontos específicos. Cada linha desta é chamada de aerovia e possui uma numeração específica.

Como os pilotos de avião se orientam no pouso

Quando próximo ao aeroporto, durante pousos e decolagens, os pilotos seguem cartas aeronáuticas específicas de cada aeródromo, que indicam como eles devem decolar e subir até interceptar uma aerovia, ou sair de uma até o pouso. Entre dois aeroportos, os pilotos utilizam as rotas de aviões para voar ordenadamente dentro do espaço aéreo e manter separação dos outros voos.

Como os pilotos de avião se orientam ao decolar e pousar

Sempre que necessário, o controlador de voo instrui um piloto sobre qual rumo e altitude ele deve voar, assim como autorizar desvios e mudanças necessárias na trajetória de voo.

Como os pilotos de avião se orientam na cabine

Nos instrumentos dentro da cabine de comando, o piloto tem indicações de que está mantendo a rota, altitude e velocidade conforme planejado. Nas aeronaves modernas, todo o plano de voo deve ser digitado no computador de bordo para ser seguido automaticamente pelo avião. Durante o voo, é papel do piloto verificar se a rota está sendo seguida e, se necessário, intervir e realizar modificações, como por exemplo desvios meteorológicos ou solicitações do controle de tráfego aéreo.

Como os pilotos de avião se orientam