Como levar animais no avião?

Como levar animais no avião? Quem nunca se perguntou como levar o seu melhor amigo canino, ou felino, em uma viagem aérea? Vamos descobrir agora tudo sobre como viajar com animais de estimação no avião. Confira!

Como levar animais no avião?

Praticamente todas as companhias aéreas brasileiras permitem o transporte de animais domésticos em seus voos. Mas fique atento, existem algumas informações importantes e restrições que devem ser observadas.

Como levar animais no avião pug

De modo geral, é permitido levar seu pet na cabine de passageiros junto com você, ou no compartimento de carga. Algumas companhias aéreas oferecem ambos os serviços, enquanto outras podem ter um ou o outro.

Vale salientar que são permitidos somente cães e gatos, geralmente com mais de 4 meses de idade. Outras espécies, ou quantidades maiores de animais, devem ser transportados como carga viva pelo setor cargueiro da companhia.

Antes de viajar, verifique com a empresa aérea se alguma das seguintes restrições se aplicam:

  • O seu destino permite a viagem com animais?
  • A tarifa que você comprou dá direito ao transporte de pet na cabine?
  • conexão com outra companhia de regras mais restritivas?
  • Há restrições de raças que não podem ser levadas?

Como solicitar para levar animais no avião?

Ao emitir o seu bilhete, será necessário entrar em contato com a companhia aérea para adquirir este serviço. O atendente deverá prestar todas as informações necessárias e tirar suas dúvidas. Neste momento também será cobrada uma taxa, que varia de empresa para empresa. No dia do voo, chegue com pelo menos 2 horas de antecedência ao aeroporto e apresente-se ao check-in, informando sobre o transporte do animal de estimação no avião.

Como levar animais no avião cai e gato

Para levar animais no avião são necessários alguns documentos. Certifique-se de obter a documentação com antecedência para não ter surpresas desagradáveis próximas ao dia da viagem.

Primeiramente, obtenha do médico veterinário um certificado que ateste que o animal tem saúde e condições para realizar a viagem. Confira o prazo de validade deste documento, uma vez que as empresas costumam exigir que este não tenha mais do que 10 dias.

Tenha em mãos a carteira de vacinação atualizada, assim como um certificado de vacinação antirrábica. A vacina deve ter sido realizada entre 30 dias a 1 ano antes do seu embarque.

Para quem deseja maior facilidade e segurança, é possível emitir um passaporte para seu pet. O Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos é emitido pelo Ministério da Agricultura (MAPA). Nele são incluídos os principais documentos e dados exigidos por todos os países que o aceitam, assim como é colocado um chip de identificação no pet.

Como levar animais no avião passaporte mapa

Como levar animais no avião dentro da cabine de passageiros?

Para transportar seu bicho de estimação na cabine junto a você, é necessário que o mesmo permaneça dentro de uma caixa de transporte durante todo o voo. Essa caixa, ou kennel, pode ser rígida ou flexível, de acordo com as dimensões que a empresa estipular. Ao entrar na aeronave, ela deve ser acondicionada sob a poltrona a sua frente ou outro local indicado pelos comissários. É proibido que você sente em uma saída de emergência transportando seu pet.

Como levar animais no avião

O kennel deverá:

  • Ser do passageiro;
  • Estar em boas condições;
  • Ter espaço suficiente para o animal se mover e girar por completo;
  • Aberturas de circulação de ar;
  • Trava de segurança;
  • Revestimento anti-vazamento e absorvente para evitar vazamentos.

Atenção redobrada com cães e gatos em gestação, período de amamentação ou com filhotes. Cada empresa aérea impõe suas restrições para estes casos, entre em contato com o Serviço de Atendimento para maiores esclarecimentos ao comprar a passagem.

Para passageiros que necessitem de cão-guia, ele é transportado juntamente com o dono, em uma poltrona preferencial. É necessário que esse tipo de atendimento seja devidamente comunicado à companhia aérea no ato da reserva da passagem. Assim como os demais, são necessários o certificado de saúde do cão e o comprovante da vacina antirrábica. O cão-guia deverá estar na coleira e ser devidamente treinado.

Como levar animais no avião cai guia

Como levar animais no avião no compartimento de carga?

Para o transporte no porão da aeronave, o animal deve estar devidamente acondicionado em uma caixa de transporte dentro dos requisitos da companhia aérea. A determinação das empresas é de que a alimentação do animal seja reduzida antes do voo e oferecida até duas horas antes.

Não é recomendada a sedação do pet, caso a mesma seja necessária deve ser acompanhada de uma prescrição veterinária, com informações sobre o tipo de sedativo, dosagem, via de admistração e a hora que foi aplicado. Não é permitido que haja comida e artigos pessoais, como brinquedos, na caixa. É necessário que haja um recipiente com água.