Como funciona o ar condicionado do avião?

Já se perguntou como funciona o ar condicionado do avião? Mais do que refrigerar ou aquecer, o ar condicionado faz parte do imprescindível sistema de pressurização da aeronave. Muito antes do conforto, o sistema de ar condicionado do avião é parte fundamental do sistema de suporte de vida em grandes altitudes. Dentre suas funções está a de manter a temperatura dentro da faixa ideal, assim como a pressão interna da cabine dentro de um limite habitável.

Como funciona o ar condicionado do avião?

O ar condicionado do avião funciona através do sistema pneumático. O ar comprimido dentro do compressor do motor, ou da Unidade Auxiliar de Força (APU), é direcionado através de um sistema de dutos e válvulas até as unidades de ar condicionado, chamadas de PACKs (Kit de Ar Condicionado e Pressurização).

Como funciona o ar condicionado do avião?

Dentro da PACK o ar comprimido é filtrado, resfriado, desumidificado e misturado ao ar recirculado de dentro da cabine de passageiros. De modo geral, existe uma proporção de meio a meio entre ar re-circulado da cabine e ar novo das PACKs.

Como funciona o ar condicionado do avião

Ao longo da fuselagem estão múltiplos pontos de saída para o ar condicionado do avião. A maior parte é dispersada através das saídas superiores, próximas aos compartimentos de bagagens. Uma menor parcela é direcionada até as PSU, que são os painéis acima das poltronas, onde estão as saídas individuais de ar condicionado para os passageiros. O retorno do ar usado é feito por coletores junto ao piso nas laterais da fuselagem. Ao retornar, o ar é novamente filtrado e misturado com o novo. Alguns modelos de aeronaves possuem sistemas de ar condicionado diferente, mas com princípios muito similares a este que é o mais utilizado.

ar condicionado do aviao

Para fins de controle de temperatura, a aeronave é dividida em setores. Quanto maior o avião, mais setores este terá, de modo geral sempre haverá um controle de temperatura para a cabine de comando e um, ou mais, para a cabine de passageiros. No painel de instrumentos dos pilotos existe a possibilidade de selecionar a temperatura de cada setor individualmente e ativar ou desativar os diversos componentes do sistema de ar condicionado do avião. Nas estações dos comissários existe o controlador de temperatura para somente o seu setor de atuação.

Por que as vezes o ar condicionado do avião está desligado antes do voo?

Como vimos, o ar condicionado do avião depende de uma fonte de ar comprimido. Antes de iniciar o voo, algumas situações podem ocorrer de forma a afetar esse sistema. Na grande maioria das vezes, o gerador auxiliar do avião (APU) permanece desligado antes do voo por simples economia de combustível, uma vez que o mesmo utiliza o querosene dos tanques de combustível que representa uma grande parcela do custo de operação da companhia aérea.

Como funciona o ar condicionado do avião? atr

Alguns aeroportos contam com unidades externas de ar condicionado que são conectadas na aeronave para refrigerá-las sem utilizar o APU. Em outros casos, algum componente do sistema de ar comprimido, PACK ou a própria APU podem estar inoperantes, impactando na não operação do ar condicionado em solo.

Algumas aeronaves também possuem restrições de uso de seus sistemas. Um exemplo é o Turboélice ATR, que por não possuir um gerador auxiliar depende de um dos motores ser ligado em solo para fornecer o ar comprimido para as PACKs. Entretanto, para proceder com a partida desse motor é necessário que todo o carregamento do porão de carga traseiro e o abastecimento tenham sido finalizados, o que pode demorar até próximo ao momento da saída do voo.

Em nosso próximo post veremos o motivo de sair uma fumaça branca do ar condicionado do avião.