Como fazer um passaporte?

74
como fazer um passaporte brasileiro

Como fazer um passaporte brasileiro? Está planejando viajar para o exterior e não tem um passaporte, ou precisa renovar o seu? Vamos descobrir agora o passo a passo de como fazer um passaporte na Policia Federal, quanto custa um passaporte e qual o prazo de entrega.

Como fazer um passaporte brasileiro

Hoje em dia, o processo de solicitação do passaporte é muito fácil e rápido. A primeira coisa a fazer é acessar o endereço eletrônico http://www.pf.gov.br/, que é o website oficial da Policia Federal do Brasil, a entidade responsável por emitir os passaportes. Uma vez no site, selecione a aba Passaporte.

Como fazer um passaporte brasileiro

Antes de iniciar a solicitação, acesse a guia Documentação Necessária, leia atentamente, e certifique-se de que você possui todos os documentos necessários em mãos para agilizar o procedimento. Atenção, não há renovação  e nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar, você deverá obter um novo passaporte. Muitos países exigem pelo menos 6 meses de validade restante.

 

De modo geral, a documentação necessária para obter passaporte para brasileiros consiste em:

-ser Brasileiro;
– ter votado na última eleição, quando obrigatório, justificado, ou pago a multa;
– se homem, estar quite com o serviço militar obrigatório;
– não ser procurado nem impedido de obter passaporte ou de sair do País pela Justiça.
– Documento de Identidade original;
– CPF original;
– Passaporte anterior, se possuir;
– Poderão ser exigidos outros documentos no momento do atendimento.

Como fazer um passaporte brasileiro

Uma vez que você possua toda a documentação original necessária, clique em Requerer Passaporte e em seguida em emissão do passaporte. Uma nova página com um formulário de emissão de passaporte será aberta. Preencha todos os campos com seus dados, clicando em PRÓXIMO para navegar entre os formulários. Ao final clique em IMPRIMIR, para que seja gerada a GRU (guia de recolhimento da união). É importante salientar que para impressão do protocolo de atendimento e da GRU pode ser necessária a instalação do Adobe Acrobat Reader ou de outro software leitor de arquivo PDF.

Como fazer um passaporte brasileiro

 

Como fazer um passaporte e quanto custa 

Atualmente a taxa para cobrada para fazer um passaporte no Brasil é de R$ 257,25. 

Com a GRU em mãos efetue o pagamento dela, uma vez que somente após a compensação da mesma será possível agendar o atendimento para um dos postos da Policia Federal. É importante lembrar que a compensação da GRU pode demorar entre 24 e 72 horas após o seu pagamento. Após a compensação do pagamento, é necessário agendar seu atendimento. Para agendar, selecione a guia Agendar Atendimento no site da Policia Federal, selecione o local, datas e horários disponíveis.

Com seu atendimento agendado, separe toda a documentação necessária, boleto da GRU pago, comprovante do agendamento, e apresente-se ao posto escolhido no dia e horário marcados. É mandatória a presença física do requerente no local, inclusive menor de 18 anos, no dia do agendamento e para a retirada do passaporte pronto, tendo em vista que o procedimento compreende coleta e conferência de imagem facial e de impressões digitais.

A entrega normalmente ocorre em cerca de seis dias úteis após o atendimento, não é possível realizar a entrega através de procuração. Para saber se o passaporte já se encontra disponível para entrega, após 6 (seis) dias úteis (em média 8 dias corridos), deve-se consultar o site www.pf.gov.br , em Consultar Andamento. O passaporte estará disponível para retirar se a consulta retornar a mensagem “O documento de viagem foi recebido pelo Posto de Emissão de Passaportes e encontra-se disponível para retirada”.

Como fazer um passaporte brasileiro

Ao ser disponibilizado para entrega, o passaporte será entregue pessoalmente ao seu titular, no horário e local indicados no dia da solicitação. Será necessário a apresentação do documento de identidade, conferência da impressão digital e assinatura do documento. Os passaportes não retirados do posto no prazo de 90 (noventa) dias serão cancelados.

Como fazer um passaporte e qual sua validade

A validade do passaporte normal varia de acordo com a idade da pessoa. Para 18 anos completos ou mais, a validade do passaporte é de 10 (dez) anos. Confira a tabela abaixo para a validade em idades inferiores a 18 anos.

IDADE VALIDADE 
0 a 1 ano incompleto 1 ano
1 ano completo a 2 anos incompletos 2 anos
2 anos completos a 3 anos incompletos 3 anos
3 anos completos a 4 anos incompletos 4 anos
4 anos completos a 18 anos incompletos 5 anos
18 anos completos ou mais 10 anos