Como fazer check-in no aeroporto

Como fazer check-in? Vai viajar de avião e quer saber como fazer o check-in? Separamos para você todas as informações necessárias e todas as formas de fazer check-in. Confira e boa viagem!

Atenção Passageiro! Confira aqui as Novas Normas de Viagem no Brasil!

Como fazer check-in no aeroporto

O que é check-in? Ao chegar ao aeroporto, é necessário que o passageiro se apresente à companhia aérea. Isso é fundamental para que a mesma saiba que o passageiro irá seguir no voo comprado. Ao realizar o check-in será atribuído um bilhete ao cliente. Com ele será possível acessar a área restrita de embarque, após a inspeção de segurança. No cartão de embarque há informações importantes como: o horário de embarque, portão previsto e qual lugar está marcado dentro do avião.

Como fazer check-in no aeroporto cartão de embarque

Ao chegar ao balcão da companhia aérea no aeroporto, você deve apresentar um documento válido com foto. Pode-se utilizar RG, carteira de motorista, identidade profissional com foto ou passaporte. Em voos internacionais, será necessário exibir o passaporte com pelo menos seis meses de validade restante. A exceção são os voos para países do Mercosul, que necessitam apenas do RG. Lembre-se de ter o código de reserva eletrônica, ou localizador, eles podem vir a ser necessários.

Como fazer check-in no aeroporto

Além do check-in, no balcão da companhia, você deve despachar a sua bagagem, caso possua. Elas serão pesadas, etiquetadas e despachadas à aeronave. Em alguns aeroportos, o próprio passageiro pode realizar o processo de despachar suas malas em totens específicos a essa função. Ao terminar o processo de check-in, você receberá o cartão de embarque e os comprovantes de bagagem.

Como fazer check-in no totem de autoatendimento

Fazer o check-in nos totens de autoatendimento é fácil e prático. Ao chegar no aeroporto, procure um totem da sua companhia aérea, geralmente estão próximos ao balcão de check-in. Uma vez na tela inicial, há opções de iniciar um novo check-in, imprimir o cartão de um check-in já feito, e consultar a reserva.

Como fazer check-in no aeroporto totem

Para iniciar um novo, você deve informar o localizador, CPF, número de milhagem ou nome e sobrenome, dependendo do sistema da companhia. Siga o fluxo das informações e páginas apresentadas. Será preciso informar o número e tipo de um documento válido. Nesse momento você deve marcar o seu lugar no avião. Ao finalizar o processo, será gerado um cartão de embarque, que será impresso no totem. Caso tenha bagagem para despachar, siga para o balcão, geralmente há filas específicas para só deixar as malas.

Como fazer check-in online

Como fazer check-in online? O check-in online é uma maneira prática e eficiente de evitar filas. O web check-in permite ao passageiro fazer seu próprio check-in em casa, no celular ou tablet. Imprimir seu cartão de embarque e se dirigir ao portão de embarque ao chegar no aeroporto. Uma grande comodidade para quem viaja com mala de mão.

Caso tenha malas ou volumes para despachar basta ir até uma fila de entrega de bagagens no balcão da companhia aérea. Se possuir somente uma bagagem de mão, que esteja dentro dos limites (confira o post Antes de viajar), basta ir diretamente para a fila acesso a sala de embarque.

Como fazer check-in no aeroporto

Para realizar o check-in pelo computador, basta acessar o website da companhia aérea (confira aqui os principais sites de web check-in). Clique na opção “Faça seu check-in”, “Web check-in” ou “Check-in online”. Para começar, você deve informar o localizador, CPF, número de milhagem ou nome e sobrenome, dependendo do sistema da companhia. Durante o processo, siga o fluxo das informações e páginas apresentadas. Será necessário informar o número e tipo de um documento válido. Nesse momento também será possível marcar o seu lugar no avião. Ao finalizar o processo, será gerado um cartão de embarque, que deverá ser impresso.

Como fazer check-in no celular

Provavelmente, a maneira mais fácil e prática de se fazer check-in seja pelo celular. Com seu celular, ou smartphone, em mãos, será necessário baixar o aplicativo da companhia aérea, gratuitamente. Ao iniciar o aplicativo, na tela inicial, clique na opção de um novo check-in.

Como fazer check-in no aeroporto

Para começar, você deve informar o localizador, CPF, número de milhagem ou nome e sobrenome, dependendo do sistema da companhia. Siga o fluxo das informações e páginas apresentadas. Também será preciso informar o número e tipo de um documento válido. Nesse momento é possível marcar o seu lugar no avião. Ao finalizar o processo, será gerado um cartão de embarque virtual, que deverá ser salvo no celular. Caso tenha bagagem para despachar, siga para o balcão, geralmente há filas específicas para só deixar as malas. Apresente o cartão na tela do celular para acessar a sala de embarque e novamente ao entrar no avião.

Como fazer check-in pelo Twitter ou redes sociais

Uma nova ferramenta disponibilizada pelas companhias aéreas, permite ao passageiro fazer seu check-in pelas redes sociais. Consulte sua empresa se esse procedimento está disponível e como realiza-lo.

Para fazer seu check-in pelo Twitter, é necessário seguir o perfil oficial da companhia e escrever um “tuíte” #checkin_______, colocando o nome da empresa no espaço. Será enviada uma mensagem privada para você, solicitando o código da reserva, seguido de confirmações de dados e preferências para o voo. Ao concluir, você irá receber um cartão de embarque pelo celular. Caso tenha bagagem para despachar, siga para o balcão, geralmente há filas específicas para só deixar as malas. Apresente o cartão na tela do celular para acessar a sala de embarque e novamente ao entrar no avião.

Atenção Passageiro! Confira aqui as Novas Normas de Viagem no Brasil!