Atenção passageiro: Começa inspeção mais rigorosa em aeroportos

31

Inspeção mais rigorosa em aeroportos. Atenção passageiro, você que irá viajar no período próximo aos jogos olímpicos no Brasil deve ficar atento aos novos procedimentos de segurança que já estão sendo adotados nos canais de inspeção no acesso a sala de embarque, confira aqui as mudanças e esteja preparado na hora de embarcar.

Atenção passageiro: Começa inspeção mais rigorosa em aeroportos

Com a proximidade dos jogos Olímpicos sediados no Brasil e a crescente ameaça de entidades extremistas de cometerem atentados contra a segurança das pessoas, uma série de procedimentos de segurança adicionais estão em vigor no acesso as salas de embarque de todos os aeroportos brasileiros. Tais medidas têm como objetivo a detecção de objetos, ou indivíduos, com potencial de atos ilícitos contra a segurança dos demais passageiros e aeronaves, antes que esses embarquem em um voo comercial doméstico, uma vez que a maioria destes procedimentos já era adotada em voos internacionais.

Atenção passageiro: Começa inspeção mais rigorosa em aeroportos

Começa inspeção mais rigorosa em aeroportos: quais as mudanças?

Entre as mudanças, estão uma menor tolerância dos detectores de metais, que passam a um modo de maior sensibilidade de detecção; a revista física aleatória do passageiro por um agente de segurança; necessidade de retirar notebooks e tablets de dentro das malas e mochilas; abertura aleatória de bagagem com consentimento do passageiro.

Atenção passageiro: Começa inspeção mais rigorosa em aeroportos

A revista física do corpo e vestes do passageiro é determinada aleatoriamente ou por seleção dos próprios agentes em função de suspeitas ou não. É importante lembrar que esta deve ser realizada por um agente do mesmo sexo do passageiro, em local público ou reservado e sempre com uma testemunha, tudo com o consentimento de quem está sendo revistado. Caso não haja consentimento ou autorização para a revista, o acesso a sala de embarque será negado e o caso possivelmente encaminhado para a Polícia Federal. Segundo a ANAC, as crianças também podem ser submetidas a revista, uma vez que se tem registro do seu uso pelos indivíduos transgressores.

A justificativa de se remover os notebooks e tablets das malas e passa-los separadamente se deve ao fato dos mesmos dificultarem a visualização de outros elementos pelo raio-X. As baterias, placas de circuito e elementos de chumbo formam uma barreira que pode esconder diversos elementos ilícitos. Em caso de suspeitas o agente pode solicitar que os mesmos sejam ligados para verificar que são eletrônicos funcionais e não foram manipulados.

Atenção passageiro: Começa inspeção mais rigorosa em aeroportos

Assim como há revistas físicas aleatórias, também existe as mesmas para bagagem, devendo o passageiro concordar, ou não, em abrir as suas malas para uma verificação física e visual do conteúdo. Novamente, caso haja a recusa por parte do passageiro, este será impedido de acessar a sala de embarque e a Polícia Federal pode ser acionadas para realizar a inspeção contra a vontade do proprietário.

Começa inspeção mais rigorosa em aeroportos: como viajar sem problemas?

Como todos já sabemos, ou ouvimos falar, os procedimentos de segurança normalmente podem ser demorados e quase certeza de grandes filas. Então passageiro, fique atento com estes novos procedimentos, uma vez que tende em aumentar as filas e quantidade de tempo necessário para entrar na sala de embarque, já leve esse fator em consideração na hora de sair de casa. A ANAC recomenda chegar ao aeroporto com duas horas de antecedência da hora de decolagem.

Atenção passageiro: Começa inspeção mais rigorosa em aeroportos

E atenção, ainda não há data estipulada para a finalização destes procedimentos, os mesmos devem permanecer por um tempo mesmo após a finalização dos jogos olímpicos. Por isso planejamento é a chave para uma viajem tranquila, já chegue no aeroporto com antecedência, sabendo das possíveis filas e pronto para passar pelos novos procedimentos de segurança. Aproveite e confira a lista das coisas que pode e não pode levar no avião.